QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA BATISMO?
Do grego: Baptizo, báptisma e Baptismos.
Significa: Purificação cerimonial, ou seja, mergulhar, submergir, imergir”, conforme Marcos 1:5 - João 1:33 - Atos 8:36-39.
Mas, convém prestar atenção às ações descritas pelas palavras gregas "louó" e "niptó" que tratam de lavagens completas e parciais.
Embora haja alguma evidência de que "baptó" tenha ocasionalmente sido usado no grego secular com respeito a um banho ritual, não há evidência alguma de que "baptizó" era empregado assim (talvez por causa da sua associação com a idéia de perecer). Palavras muito mais comunas para lavagens religiosas eram "louó" (lavar o corpo inteiro) e "niptó" (lavar ou enxaguar partes do corpo); e "ainda rhainó" significando (aspergir).

POR QUE SE BATIZAR EM UM BATISMO CRISTÃO?
Porque trata-se de uma ordenança para a Igreja, instituída por Cristo e pelos apóstolos.
O Batismo é a identificação com Cristo em:
a) Sua Morte - 1 Timóteo 6:3-5, 11
b) Seu sepultamento - Colossenses 2:12
c) Sua ressurreição - Colossenses 3:1 e Romanos 6:4-5

QUAL É O OBJETIVO DO BATISMO CRISTÃO?
Dar testemunho público perante a Igreja e o mundo, de nosso caráter cristão, o que nos identifica com Cristo, mediante a conversão, conforme II Coríntios 5:17 - Romanos 6:4 – Colossenses 2:12 - Romanos 10:9.

A IMPORTÂNCIA DO BATISMO NAS ÁGUAS:
a) Trata-se de uma ordenança de Jesus – Marcos 16:16.
b) O próprio Jesus foi batizado foi batizado, dando-nos o exemplo – Mateus 3:13-17 - Marcos 1:9 - Lucas 3:21. (JESUS não precisava ser batizado, mas o fez para o nosso exemplo).
c) Os apóstolos seguindo os passos de Jesus, igualmente o ordenaram: Atos 2:38,39,41 e  Atos 8:36,38.
d) Se a Jesus amamos guardamos os Seus mandamentos – João 14:15.
e) Validamos nossa fé pela obediência – Tiago 2:17,18 - Jeremias 7:23 - João 3:5 - Lucas 8:21.

O BATISMO SALVA ALGUÉM?
O batismo em águas NÃO salva ninguém, visto que essa ordenança bíblica é para os salvos, veja :
“Quem CRÊR e for batizado será salvo” - Marcos 16:16. Jesus não disse o contrário... “Quem for batizado e crer será salvo”, sendo assim o Batismo é para quem CRÊ no Senhor Jesus.

SE O BATISMO NÃO SALVA, ENTÃO POR QUE SE BATIZAR?
a)Porque somos salvos pela graça de Deus e não por obras ou ritos externos (Efésios 2.8,9). Jesus disse à mulher samaritana que os verdadeiros adoradores haveriam de adorar ao Pai "em espírito e em verdade" (João 4.23,24). 
b)A salvação resulta da fé individual em Cristo, sendo esta instrumento suficiente para a regeneração (João 5.24; 3.36; Atos 16.31).
c)O batismo não dá origem à fé, e só deve ser ministrado a quem já demonstra tê-la (Atos 2.41; 9.37; 16.14,15.30-33).
d)A Bíblia revela o caso de pessoas que não tiveram oportunidade de batizar-se e foram salvas, a exemplo dos fiéis do AT e do ladrão que aceitou a Cristo no Gólgota. (Lucas 23:43).

QUALQUER PESSOA PODE SER BATIZADA?
Qualquer pessoa não... mas qualquer cristão SIM!
Todo cristão pode e deve ser batizado. O batismo nas águas é uma parte essencial da obediência, NÃO é uma opção!
Aqueles que recusam o batismo estão vivendo em desobediência à Palavra revelada de Deus.

QUANDO SE BATIZAR?
A Igreja no livro de Atos, batizava as pessoas logo após a conversão das mesmas, pois a condição básica é ter nascido de novo, ou seja ter Jesus no coração, ser salvo em Cristo Jesus! Atualmente, por prudência, as Igrejas preparam os novos convertidos com estudos bíblicos, a fim de que os mesmos estejam cientes das ‘razões da sua fé’ Atos 2:38 ; 8:36,39.

Os pré-requisitos do batismo são: ARREPENDIMENTO – FÉ – CONFISSÃO!

QUAL A IDADE MÍNINA PARA O BATISMO NAS ÁGUAS?
A igreja evangélica tem por princípio não batizar crianças com idade inferior a 12 anos - mas isso varia muito de denominação para denominação. Esta idade é convencionada como favorável a uma atitude responsável para com a fé e para com o batismo, pois, antes desta idade a criança não tem elementos para corresponder as exigências necessárias da fé (salvo excessões). Tal argumento se baseia em Lucas 2:39-52 onde encontramos o menino Jesus, então com 12 anos de idade (v.42), manifestando sua grande sabedoria e graça.

Portanto, 12 anos é uma boa idade, mas, pode haver excessões, desde que a criança demonstra já frutos de uma verdadeira conversão.
QUEM PODE CONDUZIR O BATISMO?
Normalmente é dever do pastor , entretanto na falta dele, um oficial ou até um servo de Deus poderá fazê-lo, desde que saiba corretamente o modo bíblico do Batismo. (Atos 8:35-37).

O BATISMO DE CRIANCINHAS É BÍBLICO?
APESAR DE HAVER CONTROVÉRSIAS, ENTENDENOS NÃO SER BÍBLICO! Porque é necessário crer, arrepender-se dos seus pecados e decidir-se por Cristo Jesus, MATEUS 28:19, e Jesus mesmo ensinou: “Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o reino de Deus”, se o reino de Deus é delas , significa que não precisam do batismo para entrar nele. Outro ponto importante é o arrependimento, como uma criança quem nem sabe o que é pecado poderá se arrepender dele? Sigamos o exemplo de Jesus, pois quando criança foi apresentado no templo conforme Lucas 2:21,22 e só depois de adulto é que foi devidamente batizado, Mateus 3:16.

*Respeitamos denominações cristãs evangélicas que sustentam batizar infantes e depois fazer profissão de fé!

A PESSOA QUE FOI BATIZADA NA IGREJA CATÓLICA (batismo infantil), OU MÓRMONS, OU TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, e outras PRECISAM BATIZAR-SE?
SIM! Pois estas religiões (muitas consideradas seitas) deturparam a Bíblia Sagrada, e perante Deus e Sua Palavra somos orientados que o batismo efetuado por elas não é válido! Além do mais uma pessoa que está se tornando cristão evangélico de certa forma está fazendo uma opção onde a Bíblia é sua regra máxima de fé, portanto, nada mais justo do que aceitá-la como um todo e igualmente observar este critério (bíblico) do batismo!

QUAL É O ÚNICO NOME EM QUE O CRENTE DEVA SER BATIZADO?
No nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Mateus 28:19.

A CERIMÔNIA DO BATISMO É ACOMPANHADA DAS EXPRESSÕES EXTERIORES:

a) Profissão de Fé – Atos 8:37.
b) Oração – Atos 22:16.
c) Voto de Consagração – I Pedro 3:21.

QUAIS OS TIPOS DE BATISMO?
a)ASPERSÃO (borrifamento). É a pratica de chuviscar água em gotas sobre a pessoa. Muito usado na Igreja Católica.
b)AFUSÃO (derramamento). É a pratica de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional.
c)IMERSÃO (mergulhamento). É a pratica mais adotada como correta e bíblica de afundar na água a pessoa usado Igreja Cristã Evangélica.
Destes três tipos de batismo o mais correto é por IMERSÃO, pois, a própria palavra BATISMO significa literalmente mergulhar ou imergir. Ao examinarmos a Bíblia em Marcos 1:9-11 notamos no verso 10 o seguinte “logo que Jesus saiu da água...” ora, ninguém poderá sair se não tivesse entrado na água, então cremos que Jesus “entrou” na água para ser batizado, e não ficou fora da água para receber o batismo de aspersão ou afusão. Deduzimos que JESUS foi batizado por IMERSÃO, ou seja ele foi MERGULHADO na água , caso contrario se Jesus fosse batizado por imersão ou afusão ele teria sido batizado no templo e não no rio, também em Atos 8:38,39 quando o evangelista Felipe batizou o eunuco,  segundo o texto bíblico diz: “...pararam a carruagem e desceram ambos na água”, vemos aqui que, se o batismo fosse por aspersão ou afusão o eunuco mandaria que seus servos lhe trouxessem água do rio para ser batizado e não irem ambos ao rio para ser batizado, nos deixando claro que Felipe batizou o eunuco por imersão. Outra passagem que nos revela a maneira correta de se batizar é Romanos 6:4 “fomos pois SEPULTADOS com JESUS na morte pelo BATISMO...” agora , a pergunta que se segue é: como é que se sepulta a pessoa? em pé ou deitada? No batismo de IMERSÃO deita-se a pessoa na água, a água aqui simboliza o sepulcro a cova onde será ‘enterrada’ afundada a pessoa e, ali irá ficar a velha vida de pecado e ao sai da água ressurge para uma vida de vitórias. Concluímos que a forma comumente usada como correta e bíblica para o batismo é a IMERSÃO, entretanto, não podemos ignorar que outros métodos podem ser eventualmente utilizados e igualmente corresponder ao ato como que por imersão. Um exemplo disso se encontra em Atos 9, onde encontramos algumas curiosidades acerca do batismo, conforme segue:
a)Saulo, após o marcante encontro com Jesus na estrada de Damasco, encontra-se em casa de Judas...
b)Certo discípulo (notemos que não é apostolo, diácono, presbítero, pastor...) por nome Ananias é por Deus incumbido de orar por Saulo.
c)Ele ora por Saulo e o batiza ali mesmo – POSSIVELMENTE por aspersão! “E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado” - (Atos 9:18). O texto não diz que eles se levantaram, dirigiram-se ao rio mais próximo se batizaram, voltando para casa de Judas, onde depois de três dias se alimentou...
Como diz um pastor amigo meu: “Para livrar uma pessoa do inferno... eu a batizo mesmo que seja por vaporeto”.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BATISMO?

a)Remissão dos pecados - (Atos: 22:16  -  Hebreus: 10:22).
b)Regeneração ou novo nascimento - (Tito : 3:5-6 – João: 3:5).
c)O viver segundo Cristo - (Gálatas: 3:27).
d)União com Cristo, na sua morte, sepultamento e ressurreição - (Marcos 16:16 e João 3:5).

Por Vilson Ferro Martins
Utilizado:
Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia R.N.Champlin – Volume 1.  p. 456-462.
Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento – Lothar Coenen & Colin Brown,  vol.1.

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 194 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal