"Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura” - Isaías 55:2.
por Vilson Ferro Martins – www.vozdotrono.com.br

Algum tempo atrás ouvi a resposta de um conhecidíssimo missionário a um cidadão que lhe perguntou? – Joguei na mega-sena e ganhei, posso dar o dízimo? A resposta: “Você já cometeu um erro, portanto dizime e não cometa outro”. (algo mais ou menos nesse sentido).

Também recebemos em nossa casa um conhecido casal que foram embora da cidade, mas, em passeio resolveram nos visitar. Ele confidenciou que jogou e fez a quadra. Receoso da arte procurou o seu pastor (lá na cidade em que eles moram) e contou o que havia acontecido, pois, agora ele desejava dar o dízimo do jogo. Resposta do seu pastor: -“É de Deus, pois, hoje vence o aluguel e não havia provisão para cobrir todo o valor”...

Eu sei que falar sobre isso é como andar num campo minado, mas, diante de Deus me sinto na obrigação de expor a Palavra que, a meu ver está diametralmente oposta a essas orientações.

Coisa horrenda é alguém usar-se da Palavra para sustentar alguma mazela, algum vício, algum interesse próprio. Conheço uma pessoa, por exemplo, que joga na loteria, pois, em “sua” opinião se ganhar estará se cumprindo a Palavra que diz que Deus tira do ímpio e dá para o justo! (Provérbios 13:22). E não é difícil de encontrar os tais que assim agem para de alguma forma se beneficiar ou levar vantagem. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” – (1 Coríntios 6:12).

Certa vez li em algum lugar algo que dizia mais ou menos assim: "Difícil não é ganhar dinheiro, difícil é gastá-lo".
Devemos sempre pedir a Deus sabedoria para administrar "nossos" rendimentos, pois vivemos numa época difícil. Pobres estão cada vez mais pobres e ricos, cada vez mais ricos, pois, reina injustiça e opressão. Em vista disso, muitos desesperados e procurando uma rápida solução se lançam nos chamados "jogos de azar".

O que são jogos da AZAR? Tudo aquilo que demanda investimento sem retorno garantido, atrás de lucros e vantagens financeiras, descomprometidos com a moral, a ética e o bom costume. Alguns se tornam viciados e escravizados a ponto de migrar todos os recursos familiares para saldar dívidas de jogos, tais como baralho, dominó, sinuca, entre outros.

A armadilha é a seguinte: "Eu vou gastar pouco e se ganhar e receber uma bolada". Assim pensam todos ou quase todos os que empregam seu suado dinheirinho em coisas banais como Bingos, Raspadinhas, Loterias, Sena, Mega-Sena, Rifas, Tele-Sena, etc. Se isso fosse algo bom, seria nescessário TANTA propaganda a fim de iludir os incautos à expectativa de lucro fácil e rápido? Os tais não percebem que recebem “nocaute” e não uma “bolada”.

Rui Barbosa disse certa vez: "O jogo é furtivo como o crime, solapador em seu estágio como as invasões purulentas, corruptor dos estímulos morais como o álcool. Ele zomba da decência, das leis, da polícia e nivela sob sua deprimente igualdade todas as classes".

E o que a Bíblia tem a dizer a respeito disso?

Lógico que não existe na Bíblia um versículo específico tratando de jogos de azar, entretanto, para um bom entendedor... 
Em Mateus 24:4 – “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane”. Em I Coríntios 3:18 - 15:33 “Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio... Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
I João 3:7-8 – “Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”. Portanto, encontramos a advertência de que: "NÃO devemos nos deixar enganar" várias vezes na Palavra.

Embora satanás talvez não se importe que ganhemos ou perdemos algum jogo, ele decididamente procura nos levar a violar os preceitos de Deus. Ele emprega toda sua astúcia, inclusive pode até mesmo se parecer com um anjo de luz para nos atrair, seduzir, engodar e lógico, nos afastar da verdadeira Luz. II Coríntios 11:14 - Atos 13:10.
“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”.
“Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?”


A Bíblia não é mentirosa, certo? Se ela afirma que o justo viverá pela fé, será que essa "fé" é a "fezinha" no bicho ou nas “loterias”? Absolutamente que não!

Segundo o dicionário Orlando S. Boyer, fé é a confiança na lealdade, no saber, na veracidade de alguém. Nas palavras bíblicas: "A certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem" - Hebreus 11:1.

Antes de tudo, ter fé é ser honesto - primeiramente consigo mesmo e depois para com os demais. Quem é honesto consigo mesmo, busca em primeiro lugar os interesses do seu Senhor, afinal, ele é "mordomo" de tudo aquilo que possui ou que vier a possuir.

E o que é sorte?
Segundo o mesmo dicionário, é: "destino, modo de decidir alguma coisa pelo acaso, classe, casta, qualidade”. Em Isaías 65:11, na tradução Almeida atualizada aparece a palavra "Destino" ou "Gad" como a "deusa fortuna", adorada pelos Sírios, como deus da sorte, também conhecido como Baal e Bel, cultuado entre os babilônicos. Gad aparece ao lado de Meni, o demônio, conhecido por “deus destino” na astrologia.

Portanto, o cristão que tem plena convicção do Deus que serve e do cristianismo bíblico que vivem, jamais se envolverá com entidades malignas que noutro tempo eram adorados por antigas tribos árabes e semíticas, e que hoje recebem adoração através de "modernos e persuasivos" jogos de azar.

Se alguém desejar mesmo assim continuar jogando... AZAR o seu!

Agora, voltando aos que recebem os dízimos dos jogos e subjetivamente incitam o mesmo... Deuteronômio 7 - Mateus 6 - Lucas 6 e Hebreus 11 para eles!

Por Vilson Ferro Martins

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 275 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal