O TEMPO QUE JÁ PASSOU!

"E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar" -  Daniel 1:8.

Estaremos abordando em algumas mensagens o fator "tempo" e que a luz da Palavra podemos aprender a fim de que sejamos prósperos mesmo em momentos de dificuldades. A primeira questão sobre o tempo que abordaremos é sobre "o tempo que já passou". Amém!

Um fato que nos chama a atenção é a constatação de que Daniel se permitiu sofrer aflições e dificuldades por causa da fé que ele defendia!

E por que o fez?

Bem, podemos encontrar uma resposta em Efésios 5:15-16 "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus".

Observamos a advertência de não andar como "néscio" e que os dias são "maus". Assim, convêm saber o significado de ambas as palavras para que nossa mente capte a profundidade do ensinamento:

a) Néscios: Incapaz, ignorante, estúpido, que não sabe, inepto, insensato, absurdo.
b) Maus: Nefasto, imperfeito, funesto.

Ora, Daniel possuía sabedoria para usar sabiamente o tempo que lhe estava a disposição, mesmo estando no cativeiro. Assim, aprendemos que é possível usarmos o tempo de maneira sábia, mesmo que o local que nos encontramos e o que estamos enfrentando não sejam tão oportunos.
Tempo é composto por MOMENTOS, e o que é momento? Momento é um “instante” ou medida indivisível de tempo.

Creio que todos já ouviram o velho ditado que diz: “águas passadas não movem moinho”.
O tempo que passa não volta – mas, pode traumatizar, amargurar, doer...
Por exemplo, há pessoas que provavelmente não se libertaram do passado e ainda se encontram presos a acontecimentos e situações, impedindo-as de prosseguirem e progredirem. Impedindo-as de receberem o que já está proposto em Deus!
Há alguma coisa que te prende ao passado?
Seu pai? Sua mãe? Talvez um ex-namorado(a) ou noivo(a)? Um acidente que ceifou parte de tua beleza? Um complexo?
Só Jesus te liberta do passado, pois, Ele se manifestou para que tenhamos VIDA e a tenhamos com abundância!
Olhe só! José tinha TUDO para viver preso ao passado, no entanto...se destacou como próspero governador, mas, não sem antes sofrer agravos de toda natureza! Foi vendido como escravo, teve sua reputação colocada em cheque pela mulher de Potifar...
Ele não precisou provar que era macho... Para um servo(a) de Deus a opinião de outros é indiferente. O que vale é o que Deus fala dele ou dela!

José depois de aproximadamente 13 anos, diz: “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida" (Gênesis 50:20). José tem dois filhos e coloca o nome de:
- Manasses: Que FAZ esquecer
- Efraim: Prosperidade – frutífero.
Quem esquece o passado que o fustiga, acaba nalguma forma de prosperidade.
Não importa o que passou, mas o que Deus tem para você.
O que tem ocupado sua mente?
O passado corrói, e mente corrupta provoca pessoas presas ao passado, portanto, entregue seu passado de uma vez por todas no altar do Senhor e diga-lhe para em troca Ele lhe mostrar o que ainda se encontra a sua disposição em bênçãos que virão e te alcançarão de maneira que o passado será apenas um comparativo de sua vida ANTES e DEPOIS em Cristo. Amém!


O TEMPO NÃO SE ANTECIPA!


"Eis que fizeste os meus dias como a palmos; o tempo da minha vida é como nada diante de ti; na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade" - Salmo 39:5.

Na mensagem de ontem (O tempo! Que já passou) observamos que Daniel abriu mão dos benefícios para ficar com sua fé em Deus. Daniel possuía sabedoria para usar sabiamente o tempo que lhe estava a disposição, mesmo estando no cativeiro. Assim, aprendemos que é possível usarmos o tempo de maneira sábia, mesmo que o local que nos encontramos e o que estamos enfrentando não sejam tão oportunos.
Agora, Se por um lado o passado traumatiza, por outro o futuro gera ansiedade... muita ansiedade!

Quem já não lançou mão se um "SERÁ"?

Ai meu Deus, será que um dia vou me casar ? Será que terei minha casa própria? Será que vou passar no vestibular?

Será, será, será ?

Moisés quis antecipar o futuro e vimos o que lhe sucedeu. Vamos ao texto para trazer luz a nossa mente: "E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.
E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto" (Êxodo 2:11-14).
O que acarretou isso para Moisés?

Tinha ficado 40 anos no Egito e se tornado um estadista, um diplomata, um príncipe... mas Deus precisava de um servo, então, depois de descoberto seu assassinato ele foge e passa 40 anos no deserto. Assim ele aprendeu tudo da cultura do Egito e viveu na glória de um palácio, MAS, também aprendeu a arte de viver e sobreviver num deserto abrasador. No Egito ele se tornou príncipe! No deserto se tornou servo... ha maneira que Deus o queria a fim de usá-lo para libertar Seu povo!

Tanto ele se tornou servo que quando Deus lhe chama e lhe designa a missão, imediatamente ele diz: Não Senhor, envia outro...

Deus trabalha no tempo - Ele não precisa do tempo! Ele é Senhor também do tempo!

O tempo decorrido e os inúmeros acontecimentos que se seguiram foram fundamentais para que Moisés fosse forjado a ponto de estar apto à missão por Deus a ele conferida. Deus conhecia a natureza do manso Moisés e bem sabia que apenas com 40 anos (todos vividos dentro de um palácio) não o habilitavam para tão importante missão.

Tudo tem a hora “D”para tudo em relação aos Seus filhos e filhas. A hora "D" -  a hora de Deus.

Pode ter a maior tempestade, num minuto Ele resolve – Mar acalma-te, vento aquieta-te...

Deus conhece nossa estrutura e ainda não nos deu aquilo que nós ainda não temos estrutura para sustentar.

Moisés quis antecipar o tempo, mas, o Senhor não o permitiu, portanto, não sejamos nós simplórios a ponto de pensar que podemos fazê-lo!


O TEMPO PASSA RÁPIDAMENTE! (parte a)

"A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos" - Salmo 90:10. (ARA)

Esta mensagem é um tanto longa, mas trata-se de uma mensagem objetiva e prática, conforme poderão notar! Ontem fizemos a introdução e chegamos a escrever para os adolescentes e moços. Amanhã para as moças e as considerações finais!

Ora, se o próprio Deus, através de Sua santa Palavra afirma que o tempo passa rapidamente e que nós voamos... então, devemos levar isso muito em consideração!

O que estamos fazendo com nosso tempo? O que você anda fazendo com seu tempo?

Você – decerto acha que viverá para sempre nessa formosura?

Prepara-te minha filha para os "pés de galinha" ou os "códigos de barra" que não demoram aparecer!

Prepara-te meu filho para desenvolver o “panceps” ao invés dos "bíceps"!

Hoje estamos literalmente vivendo tempos penosos, onde o corpo é endeusado e Deus é colocado na periferia. ( II Timóteo 3:1-7)

Os dias são difíceis e os homens maus!

Estudar e trabalhar - é difícil! Se formar é difícil! Casar é difícil! Criar filhos é muito difícil! Manter a família e manter-se na família é difícil! Manter o emprego é difícil! !Pagar as contas é difícil! Arcar com os impostos quase insuportáveis!

Somos envolvidos por COSTUMES e folclores... que levam embora nossos recursos e moral, mas, não percamos de vista que: COSTUMES e folclore – são relativos - enquanto que Doutrina Bíblia é ABSOLUTA.

Matar, prostituir, adulterar, mentir... etc. pululam em todos os lugares! Filhos não querem respeitar os pais. Filhas que desrespeitam e ignoram suas mamães.

Crente vivendo em pecado e tomando ceia – normalmente – como se tudo estivesse bem! QUE absurdo!

Pornografia em altíssima escala e agora com liberdade de tráfego que os meios de comunicação e a tecnologia favorecem, adentrando cada vez mais na intimidade das famílias.

Por não saber esperar o tempo de Deus, eis índices alarmantes de ABORTO, gravidez indesejada, mães precoces, casamentos desfeitos, aumentando as estatísticas do divórcio, famílias desintegradas, crianças perdidas...

LOGICAMENTE essa palavra não é para moças e moços da igreja que não se enquadram nessa categoria, todavia se se enquadrar, a Palavra é pra você que tem um pé na igreja e outro no mundo...

Qual é o primeiro mandamento com promessa citado pela boca de Deus? Abra sua Bíblia e confira (Êxodo 20:12).

De onde procede a inspiração que leva filho bater em suas mães com os punhos e surrá-las com a língua? Grita, xinga, fala mal, desrespeita, amaldiçoa, maldiz...

É duro dizer, mas, o que tais ações praticam vão mesmo para o inferno se não se arrependerem...

Seus pais podem ser analfabetos, mas são seus pais...eles foram usados por Deus para te colocaram no mundo... Portanto, um dia prestarás contas Àquele que de fato é o responsável - Deus!

Ei moçada! É tempo de REMIR o tempo...

Existe uma garotada não quer nada com estudo e com trabalho (mesmo os deveres de casa)... só querem saber de namorar, cinema, vídeo-game, Internet...

Se alguém lhe perguntasse: O que você quer ser quando se tornar adulto? 

Será que a resposta seria: Qualquer coisa???

Nada na vida se conquista com papo-furado; tampouco a vida é vivida aos moldes das telenovelas. Aquilo é mentira e laço do diabo, onde infelizmente muitos acabam caindo, tal como a mosca que se prende a teia de uma aranha!

Moça, se você está apaixonada por um sujeito assim, CAIA FORA minha filha enquanto há tempo. Livre-se de um encosto desses...

Aproveite a oportunidade para remir seu tempo você que tem pai e mãe vivos... aproveite que está em casa do pai e da mãe e invista... Tire este traseiro do sofá; saia da frente da TV; descubra o caminho de uma biblioteca - leia a Bíblia! Ela te fará prosperar em todos os caminhos!

Papai sustentando...mamãe com a comidinha sempre dentro do possível... e você passa dias e dias da forma mais inútil possível?

As mulheres estão na vanguarda em reação aos homens, pois elas tem saído a luta... estudam, se formam... enquanto os homens ficam aí "mocosado" dentro de casa ou sei lá fazendo o que...

Lembrem-se: Para "fera" sempre terá vaga! Provérbios 22:29 – “Vês um homem perito na sua obra ? Perante reis será posto e não entre a plebe”.

Qual o futuro que você vai dar a sua família - se é que pretende constituir uma?

Não sabes? Então Deus não vai te confiar uma família e dificilmente te confiará maneiras de se manter com sabedoria e prosperidade!

Moças... Não vá atrás de "vaso" que te diga com quem dever casar! Isto é perigoso!

Basta observar o distinto pretendente:

- Ama a Deus e sua igreja?
- Como trata os pais dele?
- Se é estudioso, batalhador, empreendedor?

Então, pode ir seguir em frente minha filha, com a proposta de um namoro SANTO, noivado SANTO e casamento SANTO...

Não precisa profeta para dizer que é de Deus!

-Você é cristã – ele é cristão;  ele a ama – você ama-o? Então é assim que Deus quer...

Por que está fazendo pouco caso do seu tempo?


O TEMPO PASSA RÁPIDAMENTE! (parte b)


"A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos" - Salmo 90:10. (ARA)

Ora, se o próprio Deus, através de Sua santa Palavra afirma que o tempo passa rapidamente e que nós voamos... então, devemos levar isso muito em consideração!

O que estamos fazendo com nosso tempo? O que você anda fazendo com seu tempo?

E para você Moço:

- Ela deve ser fiel a Deus e a sua igreja ( Não digo a mesma igreja – mas a fidelidade)
- Como ela trata pai e mãe, principalmente a mamãe?
- O que ela faz em casa ?

Se a moça é tão "penélope" que nem ajuda a mãe para não borrar as unhas... então... Há uma grande possibilidade de ser um laço para sua vida!

Casamento não é como casa de pai e mãe... casamento é antes de tudo DOAR-SE A SI MESMO UM AO OUTRO.

Essa idéia de princesa beijando um príncipe montado a cavalo, tem feito muitas moças beijar o príncipe e casar-se com o cavalo.

Tem muitas moças ficando pra "titia" dentro das igrejas porque querem um moço segundo seus ditames  e não o que Deus já preparou! Procuram a perfeição absoluta e não a encontrar nunca...

Quer saber exatamente o que nós somos? Fiquemos um dia apenas sem tomar banho e escovar os dentes... O resultado aparecerá rapidinho!

Essa garotada está desperdiçando tempo mui precioso e quem chama atenção para isso é o próprio Deus, através de Sua Palavra!

É o dia inteiro comendo na frente da TV, o que produz obesidade, indisciplina, ociosidade, mediocridade!

Não oram, não lêem a Bíblia... Quando lêem algo, na maioria é literatura secular e as vezes condenáveis.

Não possuem base cristã... Vivem sendo balançados por ventos de um lado para o outro. O resultado disso é que palavra de homens e a Bíblia Sagrada possui o mesmo peso para os tais.

Tem até vergonha de dizer que são crentes... Na sua escola, no seu dia-a-dia... sabem que você é cristão? São faltos de experiência genuína com Deus...

Vivem uma vida omissa e medíocre partilhando das mesmas coisas com que os mundanos partilham...

Vão às suas igrejas, muitas vezes por causa de pura insistência dos pais... mas seus corações estão em outros lugares! São ingratos, irreverentes... NÃO são sal, nem luz...

Vemos por aí, muitos moços e moças em total futilidade- sem vocação – Não sabem o que querem nem na vida secular e muito menos na vida cristã! O pior, começam a freqüentar a escola, e se distanciam de Deus, depois vão para a faculdade onde se prega o ateísmo e o secularismo...então, seu estado se torna pior do que o primeiro!

Quem está influenciando quem em sua vida?

Responda para você mesmo(a)?

Você influencia o mundo ou você recebe e absorve a influencia dele? (1 João 2:15).

Você tem vivido uma vida dupla?

Você só tem colega para bagunça, futebol, cinema, balada ou tem irmão para pregar o evangelho? Fazer visita? Oração? Estudos?

Não é bom ser um crente sem caráter – Invalidando a Palavra de Deus em sua vida – falando coisa que não deve, vendo o que não compete, escutando o que não edifica... (Salmo 119).

Não gosto de escola dominical - Não gosto de evangelismo... Não gosto de ler a Bíblia. Até me dá sono!

Eu gosto mesmo é daquela igreja que tem oba-oba...dança...teatro... onde danço, pulo e transpiro muito! Mas, você tem experiência genuína com Deus?

Estamos vivendo tempos de superficialidades... Shows, luzes, câmeras, ação...

Porque muitos moços estão caindo? Fornicando? Adulterando?

Por que tem moça caindo nos mesmos pecados?

Porque os tais não encontram forças para resistir a prova e a tentação?

Quando um moço ou uma moça se entregam para desonrarem seus corpos entre si, estão como que dizendo: - Deus, o Senhor é um incompetente...

EVANGELHO; Ou você pratica ou você é  FAGOCITADO pelo diabo.

A Bíblia só nos manda fugir de algo que é MAIOR do que nós.

Quanto ao diabo ela nos diz: Resisti ao diabo – (Tiago 4:7) MAS, quanto a impureza a advertência muda: diz FUGI da impureza... (II Timóteo 6:22 – I Cor 6:18).

Se você ouvir, por exemplo, um diálogo desta natureza, saiba que ele não tem inspiração divina: "Oi...quero uma prova do seu amor para comigo", portanto, é Deus dizendo para você que dificilmente será respeitada quando se casar, assim, ainda está em tempo de pular fora! Vive abrasado? Quer alguma coisa contigo? Case-se!

Se ceder será usada e descartada – Aliás estamos na era do descarte... Até a própria vida já está sendo descartável.

Se o pensamento é: Vou ver se ganho a "alma" daquele "gato" para Jesus e levar o "corpo" para mim... Tem tudo para dar errado, portanto, cuidado.

No presente século, salva exceções, os  adolescentes e o jovens vivem na demanda social... Vivem em função dos outros... não possuem identidade própria...

Quem é você? Que cristianismo você pratica?

Você anda atendendo a demanda social  ou sabe quem é, de onde veio, a que veio e para onde vai?

Conheça o tempo de sua vida, rapaz...conheça o tempo de sua vida moça...

Se Deus te fez e te sustenta com vida é por que tem grandes coisa para ti. Deus tem uma missão para ti e espera contar com sua cooperação!

Todos nós temos que morrer para esse mundo.

Se você não morrer para esse mundo, sofrerá TODOS os ataques do mesmo, da malícia do inimigo e certamente ele te engolirá.

A prioridade está estabelecida em Mateus 6:33 “Buscai...

Priorize Deus e Deus te priorizará!

Ou Ele ocupara o primeiro lugar ou esquece, pois Ele não divide a glória com ninguém.

Qual será o futuro dessa nação? Qual será o futuro da igreja? Como será se aqueles que deveria ser luz e sal, vivem a praticar as mesmas coisas que os mundanos praticam?

Deus nos colocou para reinarmos, para sermos cabeças e não cauda, para sermos nação santa, povo de propriedade escolhida de Deus... mas o que vemos é uma gentarada medíocre, por que praticam o mesmo que o mundo pratica; logo, não possuem autoridade para viver o verdadeiro cristianismo.

Você deseja ser próspero(a), abençoado(a), possuir uma família abençoada ?

Priorize DEUS.

“Jovens, eu vos escrevi, pois sois FORTES ( I João 2: 14) – O diabo é profundo conhecedor da Bíblia, e ele sabe que existe uma força toda especial que emana do trono de Deus para a vida do jovem, portanto, ele procura neutralizar você, a fim de impedir que você ganhe outros jovens para Cristo, assim, aproveite este breve tempo para priorizar Deus e Seus projetos em sua vida, pois...

...o tempo passa rápido e nós voamos...


O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO!

"E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo" - Apocalipse 22:10.

Há um tempo que PASSOU! Ninguém ANTECIPA o tempo! O tempo passa RÁPIDO! e Está PRÓXIMO o tempo!

Portanto,

Irmãos e irmãs, pela compaixão de Deus, que apresentemos os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional.
E não sejamos conformados com este mundo, mas sejamos transformados pela renovação do nosso entendimento, para que experimentemos qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Porque pela graça que nos é dada, digo a cada um dentre nós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

O tempo se abrevia e o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; e os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.

Eis uma resposta de Deus para um excelente investimento:

LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.
Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará.
Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.
Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.
Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos.

Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo sendo imundo, o justo continue na prática da justiça e o santo continue a santificar-se.

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo  as suas obras.

...Porque o tempo está próximo!

Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!


por Vilson Ferro Martins

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 248 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal